O Ubuntu Touch é um sistema operacional móvel de código aberto baseado em GNU/Linux, baseado na arquitetura do sistema Ubuntu, e fornece uma alternativa única e viável para Android e iOS.
O Ubuntu Touch foi originalmente lançado pela Canonical com o objetivo de alcançar uma verdadeira fusão de desktops, tablets e telefones. Posteriormente, a Canonical arquivou o projeto e vendeu o sistema operacional móvel, Ubuntu Touch, para a UBports Foundation.
Recentemente, a Fundação UBports lançou a versão Focal Ubuntu Touch OTA-1. OTA-1 é a primeira versão funcional baseada no Ubuntu 20.04 (Focal), mas não é estável, então esta versão é para os usuários escolherem se querem entrar do que atualizações obrigatórias.
A próxima versão, OTA-2, corrigirá bugs e tornará o Ubuntu 20.04 (Focal) mais estável. Quando o dispositivo de referência estiver estável o suficiente, a UBports Foundation começará a lançar um OTA estável para a comunidade, possivelmente com uma atualização obrigatória.
O Ubuntu Touch OTA-1 estará disponível nos seguintes dispositivos Ubuntu Touch suportados: Fairphone 4, Google Pixel 3a, Vollaphone 22, Vollaphone X, Vollaphone. Outros dispositivos UT atualmente executando o Focal podem não ser capazes de usar todos os recursos do OTA-1.
grandes mudanças
- Use o Ubuntu 20.04 (fossa focal) como SO base
- Unity8 bifurcado para Lomiri e disponibilizado para outras distribuições além do Ubuntu
- Mudando de Upstart para Systemd
- Plataforma de localização (i18n) movida para serviço weblate hospedado
- A plataforma de desenvolvimento migrou do Github para o Gitlab
- Use indicadores Ayatana em vez de indicadores Ubuntu
- Movido de Anbox para Waydroid (pré-instalado para Android 9+ e dispositivos de kernel da linha principal)
- Novo Estilo de Migração de Dispositivo
- Suporte para construir muitos componentes contra GCC-12 e Qt 5.15
reparar
- Alguns dispositivos não silenciam o microfone do telefone durante uma chamada.
- Correções do menu de contexto no navegador Morph
Mais detalhes sobre as mudanças podem ser encontrados no anúncio da atualização .