Mudanças tecnológicas trazidas pela tecnologia de computação em nuvem

O primeiro fabricante de computação em nuvem na China, o Alibaba Cloud, foi criado em 2009. Até agora, a computação em nuvem passou por 14 anos na China. Como a infraestrutura da Internet, também afetou inconsciente e profundamente toda a sociedade. , todo mundo, e essa influência ainda está fermentando. Atualmente mudando de TI tradicional para DT. Ele experimentou o desenvolvimento da era da Internet, o desenvolvimento da era da nuvem de computação em nuvem e as mudanças tecnológicas trazidas pela computação em nuvem aos olhos dos técnicos.

Primeiro, revise brevemente o processo de desenvolvimento da Internet na China.

um. Era da Internet na China

"Através da Grande Muralha, podemos alcançar todos os cantos do mundo" (Over the Great Wall, to the world) foi o primeiro e-mail da China enviado de Pequim para o exterior em 20 de setembro de 1987. Isso também indica que a era da Internet bateu discretamente na porta da China.

Em 20 de abril de 1994, a Rede de Demonstração de Educação e Pesquisa da Área de Zhongguancun (NCFC) foi aberta através da linha dedicada internacional de 64K conectada à Internet pela Sprint Corporation dos Estados Unidos, marcando o acesso oficial completo do meu país à Internet. o primeiro ano da era da Internet.

1. O ponto de partida da Internet da China

Em 20 de abril de 1994, a China alcançou uma conexão completa com a Internet, mas foi somente em 1998 que os portais do meu país surgiram, e a China entrou oficialmente na era da Internet em um verdadeiro sentido. Este também é o ponto de partida do Internet chinesa em um verdadeiro sentido.

Os gigantes chineses da Internet também foram estabelecidos principalmente por volta de 1998:

  • NetEase: junho de 1997;
  • Sohu: 1998;
  • Tencent: novembro de 1998;
  • Sina: dezembro de 1998;
  • Ali: 1999;
  • Shanda: novembro de 1999;
  • Baidu: 2000.

2. A era do hardware do IDC/data center

Durante os 10 anos de 2002 a 2012, a Internet da China fez grandes progressos. E-commerce, Internet tradicional, etc. são todos produtos desta época. Este período é o mundo do hardware do IDC/data center.

Em seu trabalho diário, o pessoal de operação e manutenção gasta metade de sua energia lidando com hardware e salas de computadores IDC. "IOE" é uma combinação clássica desta era: fornecedora de servidores IBM, fornecedora de software de banco de dados Oracle e fornecedora de dispositivos de armazenamento EMC.

3. Era da Nuvem

Da era industrial à era elétrica e depois à era da rede de informações, com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a era da nuvem é uma era faseada do progresso tecnológico humano. Assim como a próxima era da era da nuvem é a inteligência artificial, se a inteligência artificial é o fim da tecnologia humana, a resposta precisa ser explorada.

Em 2005, a Amazon anunciou o estabelecimento da plataforma de computação em nuvem AWS (Amazon Web Service), que é o ponto de partida para a computação em nuvem global. Em 2009, foi criada a Alibaba Cloud, que é o ponto de partida da computação em nuvem da Internet na China. Como a computação em nuvem passou do estágio de conceito para o estágio de implementação nos últimos anos, os dividendos trazidos pelas vantagens da computação em nuvem, como baixo custo, alta estabilidade, alta eficiência e expansão flexível, beneficiaram milhares de empresas. Desde o estabelecimento de várias empresas domésticas de computação em nuvem bem conhecidas nos últimos anos, também podemos ver o anel do tempo do desenvolvimento da computação em nuvem na China:

  • Em 2009, Alibaba Cloud;
  • Em 2011, Shanda Nuvem;
  • Em 2012, Tianyi Nuvem;
  • Em 2013, Tencent Cloud, Huawei Cloud;
  • Em 2015, Baidu Nuvem.

dois. O que é computação em nuvem

Do ponto de vista técnico, a computação em nuvem não é uma tecnologia nova, mas também usa as linguagens populares da lista de linguagens de programação, os bancos de dados da lista de bancos de dados e as tecnologias populares de código aberto. É que está virtualizando

Com base na plataforma distribuída + automação, os seguintes problemas são resolvidos:

Estabilidade: A implantação de cluster distribuído é adotada para garantir que o serviço não seja desativado. Expansão elástica de porta: solicite a ativação de recursos sob demanda e com um clique em segundos.

Segurança de porta: A implantação redundante de várias cópias distribuídas é adotada para garantir que os dados não sejam perdidos.

Custo da porta: um servidor de 4 GB com 2 núcleos vem com tráfego de ataque anti-DDoS de 5 GB e o custo é extremamente baixo. Facilidade de uso: console de gerenciamento da Web, operação inteligente e conveniente.

A diferença é que a computação em nuvem é um novo modelo de Internet, que é essencialmente semelhante ao modelo de TI da IDC. Tradição

O processo de utilização dos recursos computacionais é aquisição→instalação e configuração da máquina→prateleira da máquina→hospedagem da sala de informática na fase posterior da máquina. Na nuvem, os recursos de computação podem ser obtidos por meio de uma operação simples de um clique na interface da web. Assim como usar água e eletricidade, você pode obtê-lo sob demanda. Conforme mostrado na Figura 1, 100 máquinas CentOS 8.1 de 64 bits podem ser provisionadas instantaneamente no Alibaba Cloud, configuradas como máquinas pré-pagas 4G/5 Mbps de 2 núcleos, e o custo é de apenas 66,96 yuans por hora. E você pode definir o tempo para liberação automática, de modo a alcançar verdadeiramente a computação em nuvem sob demanda e de uso aberto.

3. Pontos de otimização da plataforma em nuvem

Em essência, a computação em nuvem é apenas um conceito, assim como o protocolo LDAP. Alibaba Cloud, Tencent Cloud e Huawei Cloud são implementações de computação em nuvem, assim como a implementação do protocolo LDAP pela ferramenta de código aberto OpenLDAP. A computação em nuvem é voltada para a maioria dos usuários e corresponde a uma plataforma distribuída de gerenciamento e controle de nuvem (plataforma de nuvem para abreviar), na qual os usuários podem gerenciar e usar os recursos de nuvem correspondentes. Como todos sabemos, a plataforma de nuvem tem as vantagens de estabilidade, expansão elástica, segurança, baixo custo e facilidade de uso. A plataforma de nuvem tem alguma desvantagem? A resposta é sim.

Como mencionado acima, do ponto de vista técnico, a plataforma de nuvem nada mais é do que uma plataforma abrangente de virtualização + distribuição + automação, portanto, muitas coisas que são mais complicadas em comparação com o hardware físico tradicional podem ser implementadas na plataforma de nuvem. clique em animação. É precisamente porque transforma muitas configurações tradicionais de instalação repetitiva, ajuste, gerenciamento e manutenção em uma plataforma de produto, que traz a conveniência de gerenciamento e manutenção com um clique. Uma premissa do design da plataforma é o encapsulamento do produto, e o encapsulamento traz o problema da flexibilidade de customização. Por exemplo, no início, a sétima camada do SLB não suportava a função de host virtual, o MySQL do RDS não permitia privilégios de root e o Alibaba Cloud ECS não suportava multicast e broadcast. O problema da flexibilidade de personalização trazida pelo encapsulamento do produto não existe nas máquinas físicas tradicionais, portanto, essa também é uma deficiência da plataforma em nuvem.

O problema de flexibilidade trazido pelo encapsulamento de produtos em nuvem pode ser resolvido em coordenação na camada de negócios, camada de arquitetura e camada de operação e manutenção: por exemplo, no início, os requisitos de flexibilidade funcional para hosts virtuais SLB (esta função é agora disponível no SLB), o Nginx pode ser criado diretamente no ECS para atender aos requisitos.

Por exemplo, você pode criar o MySQL diretamente no ECS para atender aos requisitos de flexibilidade, como permissões do MySQL e modificação de parâmetros do RDS.

Por exemplo, para funções multicast e broadcast do ECS, funções de alta disponibilidade de cluster, como a função de construção do Otacle RAC no ECS, você pode instalar software VPN como N2N no ECS para suporte flexível. É claro que soluções alternativas trarão estabilidade, desempenho e outros problemas, que não serão discutidos aqui.

4. A Computação em Nuvem Muda a Tecnologia

1. Desenvolvimento e mudança de tecnologia

A popularização da computação em nuvem também promoveu a popularização e o uso das mais recentes tecnologias populares de código aberto. Porque a maioria dos produtos de nuvem que você usa são personalizados e empacotados com base em tecnologias populares de software livre. Por exemplo, no Server Load Balancer (SLB), a quarta camada é baseada em LVS (Linux Virtual Server, servidor virtual Linux, que é um sistema de cluster de servidor virtual. Este projeto foi estabelecido pelo Dr. Zhang Wensong em maio de 1998 e é um Chinês Um dos primeiros projetos de software livre na China), a sétima camada é baseada em Tengine (Tengine é um projeto de servidor web iniciado por Taobao. ) e assim por diante foram personalizados e otimizados. A onda da computação em nuvem está varrendo a Internet e, ao mesmo tempo, está liderando mudanças nas iterações e práticas de atualização de tecnologia.

(1) Alterações nas iterações de atualização de tecnologia

A maioria das pessoas de operações gosta de seguir uma rotina. Como 90% dos acidentes do sistema são causados ​​por mudanças, estamos preocupados que novas tecnologias e novas versões de software afetem a estabilidade do sistema. Sentimos que "a melhor tecnologia é aquela com a qual estamos mais familiarizados" e sempre gostamos de usar o mesma versão O sistema operacional e o middleware da mesma versão, mesmo que a iteração de atualização de sua versão esteja em pleno andamento.

A popularidade da computação em nuvem nos levou a tentar entrar em contato com novas tecnologias, novas versões e novos recursos. Até certo ponto, até nos obriga a usar essas novas tecnologias, novas versões e novos recursos. Por exemplo, por um lado, a computação em nuvem tornou-se uma infraestrutura essencial de TI. Por outro lado, algumas versões antigas da plataforma em nuvem são basicamente removidas das prateleiras. Tomemos o sistema operacional como exemplo. Com o lançamento do RedHat7, a nuvem foi atualizada rapidamente. , você não pode mais selecionar algumas versões de software mais antigas

(2) Em termos de mudanças práticas na tecnologia

Em 2012 e 2013, a computação em nuvem ainda estava em estágio conceitual na China. Naquela época, como arquiteto do Alibaba Cloud, era mais provável que eu apresentasse esse conceito aos clientes, mas agora, mais usuários estão ansiosos para consultar: como usar a nuvem para atender às necessidades de negócios, como usar melhor alguns aspectos dos produtos e serviços em nuvem.

Em meu estudo diário, vi muitos livros, documentos técnicos, etc. ainda falando sobre RAID de disco, OpenStack baseado em implantação de hardware físico, tuning e outras tecnologias. Essas tecnologias já estão sendo eliminadas e, na nuvem, talvez nunca mais toquemos em servidores físicos. A instalação e configuração, ajuste e alta disponibilidade do software relacionado serão feitos pela plataforma de nuvem. A direção técnica futura é como podemos usar e praticar melhor esses produtos e tecnologias de nuvem.

2. Mudanças na tecnologia de operação e manutenção

No campo de operação e manutenção, a automação de operação e manutenção sempre foi a personificação mais importante da tecnologia de operação e manutenção, e também é a alma da operação e manutenção. Operação e manutenção automática

Geralmente, existem as seguintes etapas:

  • palco artificial. A operação diária e a manutenção são feitas manualmente.
  • Estágios de script e ferramenta. Para coisas repetitivas diárias, começamos a tentar usar scripts e ferramentas para substituir os métodos manuais para melhorar a eficiência.
  • palco da plataforma. Use a operação inteligente da interface da plataforma para concluir comandos diários de operação e manutenção ou executar scripts/ferramentas para melhorar ainda mais a eficiência.
  • fase inteligente. Operação e manutenção inteligentes, como expansão automática e autocorreção de falhas, reduzem ainda mais a participação humana e melhoram ainda mais a eficiência da operação e manutenção.

Há tantos anos trabalhando com operação e manutenção, descobri que o nível de automação da maioria das pequenas e médias empresas ainda está na fase de scripts e ferramentas, e a operação e manutenção são todas manuais. Por exemplo, muitas empresas ainda atualizam o código online operando manualmente SCP e FTP para liberar o código e depois reiniciar o serviço, o que é realmente ineficiente. A própria plataforma de nuvem é uma grande plataforma de automação.Com a popularidade da plataforma de nuvem, nosso nível de tecnologia de operação e manutenção melhorou bastante, permitindo-nos entrar diretamente no estágio de plataformização. Por meio dessa grande plataforma de nuvem automatizada, nossa eficiência e qualidade de operação e manutenção alcançaram um salto qualitativo e podemos nos concentrar mais em nossos próprios cenários de negócios.

3. Mudanças na arquitetura técnica

A evolução da arquitetura de TI e da arquitetura técnica são, na verdade, complementares. Por exemplo, toda vez que a Microsoft lança um novo sistema operacional, a atualização da CPU da Intel fica escondida atrás dele; toda vez que um novo produto é lançado para celulares da Apple, na verdade há uma atualização de hardware escondida atrás dele. À medida que o negócio de produtos se torna cada vez mais complexo, um hardware cada vez melhor é necessário para suportá-lo. Pode-se dizer que o desenvolvimento do sistema de TI suporta a evolução da arquitetura técnica. Ao mesmo tempo, a evolução da arquitetura técnica também está promovendo o desenvolvimento do sistema de TI.

O sistema de TI passará pelas três etapas a seguir:

1) Estágio do sistema da máquina física. A arquitetura IOE tradicional é, na verdade, um representante típico de máquinas físicas. Se você deseja usar recursos de computação, precisa adquirir o hardware correspondente.

2) Etapa do sistema de computação em nuvem. Com base nos servidores de hardware tradicionais, uma plataforma de recursos de nuvem correspondente é formada por meio de virtualização e tecnologias distribuídas. O uso de recursos de computação, como o uso de água e eletricidade, pode ser obtido sob demanda na plataforma de recursos em nuvem, sem a necessidade de lidar com o hardware físico subjacente.

3) Estágio do sistema de contêineres. Não precisamos prestar atenção ao hardware físico subjacente e não precisamos prestar atenção se a plataforma de nuvem que usamos é AWS ou Alibaba Cloud. Nosso negócio pode fazer a transição e funcionar perfeitamente. Nosso uso de recursos de computação será separado do hardware e até mesmo de nossa dependência de várias plataformas de nuvem.

Correspondentemente, a arquitetura técnica correspondente passará pelas quatro etapas a seguir:

1) O estágio da arquitetura autônoma. A arquitetura IOE (minicomputador IBM + Oracle + storage EMC) é um típico representante da arquitetura stand-alone, sendo todos recursos computacionais de alto desempenho. . Às vezes, o banco de dados e o código comercial são implantados em uma máquina de última geração, e isso depende inteiramente do desempenho do hardware da máquina autônoma para dar suporte a mais acesso comercial.

2) Etapa da arquitetura do cluster. A arquitetura de cluster é, na verdade, a evolução da arquitetura autônoma. O recurso técnico típico da arquitetura de cluster é que as tecnologias VIP virtuais (como Keeplived e Hearbeat) geralmente são usadas para resolver o problema de ponto único de falha e tornar a arquitetura altamente disponível, conforme mostrado na Figura 2. Vale a pena notar que na nuvem, a camada inferior dos produtos de nuvem correspondentes usa uma arquitetura de cluster para garantir alta disponibilidade.

3) Etapa de arquitetura distribuída. O recurso mais importante da arquitetura distribuída é que os códigos de negócios e os bancos de dados são implantados no modo distribuído por meio de vários servidores. Se a pressão dos negócios aumentar, aumente os recursos de servidor correspondentes. No estágio de computação em nuvem, a arquitetura distribuída é especialmente adequada para implantação de plataforma em nuvem. Essa arquitetura não depende do desempenho de um único servidor e usa principalmente um grande número de recursos de nuvem para implantação distribuída e rápida para atender às necessidades de desenvolvimento e iteração de negócios. Vale ressaltar que a arquitetura distribuída é a evolução da arquitetura de cluster, muitas pessoas confundem a arquitetura de cluster com a arquitetura distribuída, o que é um grande equívoco. A tecnologia VIP virtual do cluster pode usar apenas um servidor como hot backup (Backup) e somente quando o servidor principal falha, ele muda para o hot backup e geralmente fica em estado ocioso. A característica técnica da arquitetura distribuída é que a introdução do balanceamento de carga permite que diferentes servidores lidem com a pressão dos negócios ao mesmo tempo.

4) Etapa da arquitetura de microsserviços. A arquitetura de microsserviços também é uma arquitetura distribuída em essência.Os microsserviços são, na verdade, um tipo de segmentação no nível da função de negócios, ou seja, eles são divididos em pequenas funções de negócios individuais e independentes. Vários microsserviços fornecem uma entrada de serviço unificada por meio do API Gateway (Gateway), que é transparente para a recepção, e cada microsserviço também pode ser implantado por meio de uma arquitetura distribuída, conforme mostrado na Figura 4. Isso traz grande escalabilidade para flexibilidade de P&D e iteração pós-negócios, que é a base da futura arquitetura de tecnologia de software. Os microsserviços são implantados com base em plataformas de nuvem combinadas com a tecnologia de contêiner Docker, que pode otimizar a estabilidade, custo, eficiência e escalabilidade de negócios, operação e manutenção e arquitetura em termos de aspectos técnicos e não técnicos.

Sobre o lendário Moor Lion

Chuanzhi Mole Lion é uma marca de treinamento de talentos digitais estabelecida pela Guangzhou Chuanzhi Information Technology Co., Ltd. para certificação Alibaba Cloud e rede em nuvem. no campo da educação profissional em TI, estudamos a integração de livros didáticos e métodos de ensino e recursos de ensino de disciplinas relacionadas, promovemos o aprendizado e o desenvolvimento de talentos de TI por meio da plataforma de serviço de aprendizado autodesenvolvido e estamos comprometidos em cultivar talentos digitais para a nuvem da China indústria de computação.

Sob o conceito de disseminar conhecimento e alcançar o futuro, a Morelion alcançou uma cooperação profunda com o Alibaba Cloud em agosto de 2021 e tornou-se um parceiro de treinamento estratégico certificado pelo Alibaba Cloud. Além disso, a Morelion assinou acordos de cooperação empregatícia com mais de 200 fabricantes de Internet para treinar e fornecer continuamente talentos voltados para aplicações voltadas para o futuro para empresas e para o país.

рекомендация

отblog.csdn.net/Cheese_Y/article/details/131681112